sábado, 20 de abril de 2013 | By: Vânia Santana

Entre a globalização da idiotia ou a pátria livre


Ahhh, as redes sociais!! Esse mundo virtual onde a gente pode observar como pensam e como agem todas as culturas e raças de todas as idades do mundo! E tudo o que está acontecendo nele, a globalização, a revolução mundial que a internet propiciou, é uma coisa incrível. Desde que pude ter internet, apesar de ser uma das piores e mais caras do mundo, como tantos e a maioria dos serviços de Pindorama, a TV passou a ter um papel secundário, quase inexistente em minha vida. Até porque os programas de TV brasileira, continuam a mesma porcaria, pra não dizer piores, agora transmitidos em alta qualidade de imagem. A desinformação, o vazio e o inútil via full HD. O controle remoto só nos salva da programação do canal aberto, usando o botão 'off'. Já as propagandas, mesmo as de merchandising subliminar nos filmes e nas novelas, estas são inteligentes, na maioria. Dá gosto de ver! Tanto que conseguem fazer as pessoas desejarem trocar de carro, comprar aquele shampoo milagroso que sabemos que não vai deixar nossos cabelos como das modelos saídas do salão de beleza direto pra telinha, usar aquela cor de esmalte/roupa/sapato que a artista da novela usa e faz virar referência de moda, ou comprar aquele smartphone que custa cinco vezes mais do que vale no local de origem, em 12 vezes sem juros visíveis, mas embutidos junto com os  impostos, também, mais caros do mundo. Tudo perfeitamente articulado, meticulosamente estudado, criado e dirigido, com um único objetivo. E tanto a programação, quanto as propagandas, o cumprem. Soubessem todos quem são os proprietários dos canais de rádio e tv's, revistas e jornais, bem como seus anunciantes e patrocinadores, já poderiam fazer uma idéia melhor de qual é este objetivo.



Não que na internet a gente esteja livre disso. Como disse antes, ela reflete o mundo fora da telinha, e às vezes precisamos caçar algo que não subestime nossa inteligência, além de aguçar o senso de responsabilidade, dos que a tem, porque na internet a informação viaja a longas distâncias com a velocidade de milhares de megabytes. E nosso computador de cada dia não pode distinguir o que é verdade ou o que é mentira, apesar do avanço da inteligência artificial. Nem o que é inteligente, relevante ou não. Se alguém duvida disso, é só perguntar para uma tal Luíza que esteve no Canadá, ou para o criador de um tal 'lek lek' usado agora até em propaganda de uma marca de automóvel. No Brasil, o que me deixa mais animada ainda, é quando olho o Trend Topic (os assuntos mais comentados) do Twitter. É de fazer gosto... a qualquer desgosto!! Agora mesmo, enquanto escrevo este texto, o trend é este aqui:




Não é digno do termo 'WTF?' ??? (what's the fuck? - tradução livre = 'que m* é essa?)

Lá no Egito, as redes sociais foram usadas para uma revolução, a chamada Primavera Árabe. Na Venezuela, o opositor Henrique Capriles, a utilizou para fazer campanha. Os venezuelanos, que o apoiaram, também fizeram seus protestos e chamados para a campanha de Capriles via Twitter. O comício de Capriles, através das redes sociais, levou 1,5 milhão de pessoas às ruas. Apesar disso, e mesmo com protestos e provas de fraude nas eleições, Maduro ontem tomou posse como presidente. Por que isto aconteceu? Porque existem pessoas, a grande maioria, que não consegue ver onde e como é manipulado. Quer um exemplo? Observe:






Desejo de coração que todos leitores deste blog tenham percebido aí, a manipulação da TV venezuelana.


Dia 18, na Argentina, as redes sociais levaram 1 milhão de pessoas a protestar em frente a Casa Rosada, contra o governo de Cristina Kirchner. Pelo Facebook, os indignados.com.org e pelo twitter, através das tags #18A (18 de Abril) e #AntiK (anti Kirchner). Soube disso uma semana antes, porque uma seguidora argentina no twitter me contou, e usaram o #AntiK para não serem monitorados. E como aqueles que não desejam para os outros, aquilo que não querem para si, tanto eu como ela, estávamos no twitter em campanha a favor pela eleição de Capriles.

Não é segredo o modus operandis desta turma da esquerda ditadora disfarçada de democracia. Todos são censores de meios de comunicação que não são a eles favoráveis. Mas a internet ainda não foi alcançada, não como desejam muitos deles, salvo em Cuba ou na Coréia do Norte, onde a ditadura já é completa.

E foi a união dos blogueiros e ativistas patriotas, que organizaram esta beleza que vemos na foto:







Brasil!!! "Hora est iam nos de somno surgere!" - Já é hora de levantarmos de nossa inércia!!

Esta frase de São Paulo poderia causar efeito nos brasileiros. Mas não causa. Não será uma frase a causar, já que tudo o que tem acontecido no país, a farra da república, o descaso com a saúde e a educação, a seca no nordeste, as enchentes, não causa. A impunidade, a corrupção, a violência, os altos impostos, a volta da inflação. O Brasil tem estado nos últimos lugares em rankings mundiais de maior importância para uma nação. E lidera quando se trata do pior. Mas nada tira o cidadão da zona de conforto.

Sou uma indignada.com.br. 'Indignada com o Brasil' que vejo. Indignada com o país em que vivo, que não é mais o meu país. Com brasileiros que não são brasileiros, apenas lembram disso quando preenchem a nacionalidade em documentos, ou na vitória dos esportes. E desfilam com a bandeira cuja pátria não honram. Chego a ter vergonha de ser brasileira. E sei, pelo que me dizem, que muitos se sentem assim. E apesar dos trends ali de cima, uma minoria da qual faço parte, ainda deseja outro futuro para este país. Talvez aqueles que também têm saudades de um tempo que não volta mais. De uma juventude, embalada por Geraldo Vandré, onde um dia, uma minoria também de patriotas, lutaram e morreram pela liberdade deste país: "Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Entre a globalização da idiotia ou a pátria livre, sabíamos - e ainda sabemos -  qual escolher.






0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário