quinta-feira, 26 de setembro de 2013 | By: Vânia Santana

Por que nós espionamos o Brasil - Miami Herald - Carlos Alberto Montaner

Artigo publicado ontem no Miami Herald, nos dá a idéia do que os americanos pensam do governo brasileiro, através de informações que nem é preciso espionagem para concluir. O texto original é em inglês, basta clicar no link no final para a leitura do mesmo. Aqui, para facilitar, posto o artigo traduzido:


TIMOTHY CLARY / AFP/GETTY IMAGES


A presidente do Brasil  Dilma Rousseff,  cancelou sua visita ao presidente Obama. Ela se sentiu ofendida porque os Estados Unidos foi espreitar em seu correio eletrônico. Você não faz isso com um país amigo.
A informação, provavelmente confiável, foi fornecida por Edward Snowden de seu refúgio em Moscou.

Intrigado, perguntei a um ex- embaixador dos EUA : "Por que eles fazem isso? " Sua explicação foi duramente franca :

" Do ponto de vista de Washington, o governo brasileiro não é exatamente amigável. Pela definição e história , o Brasil é um país amigo que ficou ao lado nosso durante a II Guerra Mundial e na Coréia, mas seu atual governo não é. "

O embaixador e eu somos velhos amigos. " Eu poderia identificá-lo pelo nome? "  perguntei. "Não", respondeu ele. "Isso criaria um enorme problema para mim. Mas você pode transcrever nossa conversa. " Vou fazê-lo aqui.

"Tudo que você tem a fazer é ler os registros do Foro de São Paulo e observar a conduta do governo brasileiro", disse ele. "Os amigos de Luis Inácio Lula da Silva, de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores são os inimigos dos Estados Unidos: chavistas na Venezuela, pela primeira vez com (Hugo ) Chávez e agora com ( Nicolás ) Maduro; Cuba de Raúl Castro, Irã, Evo Morales da Bolívia, Líbia, no momento de Kadafi; Síria de Bashar Assad."
"Em quase todos os conflitos, o governo brasileiro concorda com as linhas políticas da Rússia e da China, em oposição à perspectiva do Departamento de Estado dos EUA e da Casa Branca . Sua família ideológica mais parecida é a dos BRICS, com quem ele tenta conciliar sua política externa." [ Os BRICS são Brasil , Rússia, Índia, China e África do Sul ].

"A grande nação sul-americana não tem e nem manifesta a menor vontade de defender os princípios democráticos que são sistematicamente violados em Cuba. Pelo contrário, o ex-presidente Lula da Silva, muitas vezes leva os investidores a ilha para fortalecer a ditadura dos Castros. O dinheiro investido pelos brasileiros no desenvolvimento do super- porto de Mariel, próximo a Havana, é estimado em
US $ 1 bilhão."

"A influência cubana no Brasil é secreta, mas muito intensa. José Dirceu, ex- chefe de gabinete e seu ministro mais influente de Lula da Silva, tinha sido um agente dos serviços de inteligência cubanos. No exílio em Cuba, ele teve o rosto alterado cirurgicamente. Ele retornou ao Brasil com uma nova identidade (Carlos Henrique Gouveia de Mello, um comerciante judeu) e funcionou nessa qualidade até que a democracia foi restaurada. Lado a lado com Lula, ele colocou o Brasil entre os principais colaboradores com a ditadura cubana. Ele caiu em desgraça porque ele era corrupto, mas nunca recuou um centímetro de suas preferências ideológicas e de sua cumplicidade com Havana."

"Algo semelhante está acontecendo com o Professor Marco Aurélio Garcia, atual assessor de política externa de Dilma Rousseff. Ele é um contumaz anti- ianque, pior do que Dirceu mesmo, porque ele é mais inteligente e tem uma melhor formação. Ele fará tudo que puder para despistar os Estados Unidos."

" Para o Itamaraty - um ministério estrangeiro conhecido pela qualidade dos seus diplomatas, em geral, multilingual e bem-educado - a Carta Democrática assinada em Lima , em 2001, é apenas um pedaço de papel sem qualquer importância já que o governo simplesmente ignora a eleição perpetrada de fraudes na Venezuela ou Nicarágua e é totalmente indiferente a quaisquer abusos contra a liberdade de imprensa .

"Mas isso não é tudo. Há outras duas questões sobre as quais os Estados Unidos querem ser informados sobre tudo o que acontece no Brasil, pois, de uma forma ou de outra, eles afetam a segurança dos Estados Unidos :  Corrupção e as drogas.

"O Brasil é um país notoriamente corrupto e suas horríveis práticas afetam as leis dos Estados Unidos de duas maneiras: quando os brasileiros utilizam o sistema financeiro americano e quando eles competem de forma desleal com empresas norte-americanas, recorrendo a subornos ou comissões ilegais .

"A questão das drogas é diferente. A produção de coca boliviana se multiplicou cinco vezes desde que Evo Morales assumiu a presidência, e a saída para essa substância é o Brasil. Quase tudo acaba na Europa, e os nossos aliados nos pediram para obter informações. Essa informação, por vezes, está nas mãos de políticos brasileiros."

Minhas duas últimas perguntas são inevitáveis: Washington vai apoiar a candidatura do Brasil a membro permanente no Conselho de Segurança da ONU?
"Se você me perguntar, não", diz ele. "Nós já temos dois adversários permanentes:  Rússia e China. Nós não precisamos de um terceiro."

Finalmente, será que os Estados Unidos continuam a espionar o Brasil?

"É claro", ele me diz . "É nossa responsabilidade com a sociedade dos EUA."

Acho que Dona Dilma deveria mudar seus endereços de e -mail com freqüência.

Carlos Alberto Montaner

Carlos Alberto Montaner é escritor e jornalista. Formado em literatura pela Universidade de Miami (EUA). Cubano radicado na Espanha desde 1972, é vice-presidente da Internacional Liberal. Montaner é autor de “Las raíces torcidas de América Latina” (2001), “Viaje al corazón de Cuba” (Aduana Vieja, 2010) e “Libertad, la clave de la prosperidad”. Ele é ainda co-autor, com o colombiano Plinio Apuleyo Mendonza e o peruano Alberto Vargas Llosa, dos livros “Manual do perfeito idiota latino-americano” (Bertrand, 1996) e "A volta do idiota" (Odisséia, 2007).


Miami Herald (em inglês)

atualizado 27/09 às 18:15h

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário