quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 | By: Vânia Santana

A “camuflagem” tupiniquim




Se é verdade quando dizem que ‘se todos pensam igual, é porque ninguém está pensando’ podemos também concluir que a sabedoria popular está longe de ser sabedoria.

Assim, no final da década de 70, foi criada uma propaganda de cigarro no Brasil, que graças ao entendimento popular, tornou-se famosa até hoje. E virou até lei, uma lei difícil de ser revogada, embora não esteja na Constituição.
Chamada de Lei de Gerson (um jogador de futebol brasileiro) que foi protagonista na propaganda, ficou decretado que levar vantagem em benefício próprio, sem se importar com a ética ou moral das coisas é um traço característico do brasileiro, um rótulo que até hoje, tem fama internacional. O famoso ‘jeitinho’ brasileiro.

Nem sempre este ‘jeito’ expressado, necessário em soluções de situações comuns ou desagradáveis, significa que a atitude a ser tomada seja imoral ou ilícita. Qualquer pessoa no mundo já deve ter usado a frase: ‘Vamos dar um jeito’. O que implica numa solução ao problema, ou seja, ‘vamos resolver’. Acontece que, em Pindorama, muitos dos que não resolvem a causa do problema, e não assumem isto honestamente, passam a exercer uma camuflagem para que o problema não pareça tão grande quanto ele é. E isto não se aplica somente a problemas. No dia a dia, nas coisas mais simples, podemos verificar esta camuflagem, este ato de 'levar vantagem'.

Exemplifico: vá a um supermercado e pegue uma caixa de morangos, destas transparentes mesmo. Observará que, salvo raras exceções,  por cima estarão os morangos maduros, grandes e apetitosos. Na parte inferior estão os pequenos, verdes e muitas vezes, podres. Verá isso nas embalagens de bacalhau também, o grande lombo carnudo em amostra, encobrindo o rabo inferior. Verá as imagens das caixas de produtos, completamente diferentes do conteúdo, disfarçadas sob a legenda “imagens meramente ilustrativas”. Empresas driblam pagamentos de impostos, alugando salas com endereços que constam nas notas fiscais, mas a empresa não atua, em cidades onde este é menor a taxa. Pessoas emplacam carros e se livram da taxa de inspeção veicular, usando do mesmo método.   E por aí vai, não faltam exemplos.

Quando isso se aplica ao governo, a muitos não espanta. Afinal, já dizia um sábio: o que está em cima, está embaixo.

Se não pode o governo manter crianças na escola porque oferece boa educação, então camufle a educação, oferecendo aprovação automática. Isso mostrará números elevados de alunos matriculados, mesmo que burros. Mas importa a quantidade, não a qualidade. Se não pode o governo tirar o país da pobreza, então que se alterem os valores de renda que classificam as classes sociais. Você está na classe pobre, mas se ganhar 5 centavos de real a mais do que esta categoria, já está na classe média. Faça manobra econômica que indique que o superávit foi atingido. Contenha a inflação, aumentando gasolina, mas não muito: permita que se misture nela mais etanol. E pra isso de inflação não ficar muito explícito, solicite as duas maiores metrópoles brasileiras para não aumentar o valor do transporte público.

Entre truques contábeis e camuflagem que não administram de fato os problemas econômicos, o governo repete erros. Chegará um momento em que nenhum ‘jeitinho brasileiro’ nos salvará da hiperinflação que já vivemos no passado, nem tão distante pra ter sido esquecido. Apesar de jornais internacionais especializados em economia, já estarem de olhos abertos sobre nosso país, e anunciando isto, poucas vozes clamam e alertam no gigantesco território brasileiro. Infelizmente, a cidadania no Brasil, em sua maior parte, só nasce da conscientização aplicada no bolso.


Atualização 17/01 as 17:26h > Conforme disse acima sobre aumento de mistura de etanol a gasolina para camuflar a inflação, a ANP (Associação Nacional do Petróleo) confirmou hoje. Confira aqui



0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário